Descrição enviada pela equipe de projeto. Com sede em Londres, o escritório de arquitetura Nick Leith-Smith Architecture + Design construiu uma casa de estrutura de madeira em apenas 10 semanas, substituindo uma casa térrea do pós-guerra existente em Berkshire. A residência é ambientalmente amigável e possui 240 metros quadrados. Fica em uma zona de inundação, exigindo uma elevação de um metro de altura, sobre uma base de tijolos. A adição desta altura cria um nível de divisão entre a garagem e o nível de entrada.
Leia mais sobre o projeto e veja algumas imagens abaixo.
O tijolo utilizado na base contrasta com o volume principal da casa, que é toda feita em madeira. Nick Leith-Smith descreve o resultado estético como "reduzido e minimalista", refletindo a visão de sua equipe em projetar com "artesanato, materiais e formas contemporâneas."
A estrutura de aço steel-frame que emoldura os vidros e as aberturas no teto permitem a entrada de muita luz natural, que iluminam as linhas de visão alongadas criadas pela sua planta baixa. No hall de entrada temos uma bela vista do jardim e seu interior possui uma configuração de plano aberto, a fim de maximizar a visibilidade, com a cozinha, sala de jantar e sala de estar em um espaço único.
Demos ênfase ao trabalho de marceneiros e artesãos locais, ao invés de peças pré-fabricadas, entretanto a conclusão do projeto deu-se em um curto espaço de tempo. Em dez semanas, a casa de estrutura de madeira foi construída quase em sua totalidade. Durante este tempo, a estrutura foi erguida, totalmente revestida externamente e coberta. Internamente, foram instalados os pisos e as paredes que dividem os dormitórios, além das instalações elétricas e hidráulicas.
Outras oito semanas foram necessárias para a construção da base de tijolos, além da cozinha, banheiros e alguns acabamentos.